Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A bacia do Rio do Peixe


Os principais afluentes são o Rio Caçador, Rio XV de Novembro, Rio Castelhano, Rio São Pedro, Rio Limeira e Estreito. Está localizado na latitude de 27º 10’ 22” S, a uma longitude de 51º 30’23" W de Greenwich e numa altitude de 528 metros.



Reabilitação do Rio do Peixe

O Rio do Peixe está precisando de atenção no tocante à preservação ambiental. Está muito poluído, principalmente pela indústria agropecuária. Vem obtendo grandes avanços nos últimos anos para que melhore nesse aspecto.



No Meio-Oeste de Santa Catarina - em 1987, 17 indústrias principalmente frigoríficas, abatedouros, de curtumes e fábricas de papel e celulose foram convocadas pelo fato que sua carga poluidora era equivalente aos esgotos de uma população de 646 mil habitantes. Em 1992 essa carga foi reduzida em 69% e uma segunda etapa do Programa entrou em ação, conseguindo chegar a uma redução de 93,8% em 1994. Além do controle da poluição industrial, nessa segunda etapa também foram convocados ao licenciamento ambiental 66 estabelecimentos de comercialização de agrotóxicos e 103 propriedades agrícolas dedicadas à suinicultura.



Na região do Meio-oeste, em março de 1998, estavam licenciados ou em processo de licenciamento 3178 empreendimentos com atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental. Dentre estes 2.218 são de criação de suínos. Já estão controlados 60% dos efluentes líquidos do plantel de animais, 32% dos resíduos sólidos urbanos e 15% dos esgotos sanitários através de redes e estações de tratamento coletivos. O controle do esgoto é o que está avançando mais rapidamente. Agora, nesta região, a FATMA está intensificando o licenciamento de atividades de piscicultura e agrotóxicos

Sem comentários:

Enviar um comentário